terça-feira, 19 de maio de 2009

Sorrisos

Entrei hoje para a natação, como todas as terças. Fui um pouco mais tarde e apanhei os mais novos a entrarem ao mesmo tempo. Todos me cumprimentaram.

Há umas semanas, todas encolhidas a um canto. Apontavam para mim, sorriam, segredavam. Perguntava-me o que estariam a magicar. Até que começaram a discutir e uma veio ter comigo empurrada pelas outras. Com um grande sorriso e muita timidez perguntou-me como me chamava. "Sofia" disse. Ela voltou a correr. "Chama-se Sofia", "É a Sofia", Sofia, Sofia era tudo o que conseguia ouvir. Nesse dia quando me fui embora disseram todas em coro: "Adeus Sofia". "Adeus", respondi eu com um sorriso. "Ela respondeu, viste? Ela respondeu!". E eu sorri pela simplicidade daquelas crianças.

E agora é sempre o Bom dia e o Adeus. Sorrisos e risos.

Hoje foi diferente. Uma delas chegou-se a mim e abraçou-me enquanto dizia "Olá Sofia". Olá, respondi eu. Ela foi a correr para o balneário a cantar "eu abracei-a, eu abracei-a!" "Não abraçaste nada!" "Abracei sim, e ela também me abraçou!" "Que sortuda, eu também quero!"

E senti-me feliz. O simples facto de eu falar com elas, de em preocupar com elas, de querer saber como correra o seu dia eram momentos de pura felicidade. Começaram a perguntar-me mais coisas, sempre com aquela timidez inicial, mas com um brilho de curiosidade no olhar.

E vi a criança que nunca perdi, a criança que continua dentro de mim, soterrada pelas capas da vida. Hoje retirei-as todas, e voltei a sorrir só porque sim.

Porque o melhor do mundo são as crianças.

SM**

Obrigada.

2 comentários: