sábado, 18 de abril de 2009

Com o ouvido colado ao auscultador



Se trouxessemos alguém do século XX para os dias de hoje pensaria que éramos loucos. Quem se lembra de dançar pela rua cantado os novos temas de algum artista?

Sejam pois bem-vindos à sociedade de hoje. Temos, por um lado, os demasiado apressados e ocupados que não dispensam uma boa música como fundo de trablho ou ao fim do dia para descansar. Do outro lado temos quem não conheça outros sons senão aqueles que o mp3 emite. Dançam todo o dia, toda a hora e em todo o local. Ouvem duas músicas ao mesmo tempo com a mesma facilidade que contam até dez. Com mais facilidade, nalguns casos.

Antigamente decoravam-se fórmulas e tabelas. Hoje decoram-se letras de músicas, datas de lançamento de CDs e websites de dowload de música.

Há música para todos os gostos e ouvintes, desde os seus amantes até àqueles que ouvem a música demasiado alta de quem passa. Podemos ouvir fado, baladas, rock, hip-hop, de tudo um pouco e até mesmo tudo misturado. A única coisa que não conseguimos ouvir bem é o silêncio.

Se, por um lado, todos sabem das novidades musicais, são poucos aqueles que repararam no canto dos pássaros hoje, no barulho da chuva, ou no murmurar da água.

Sim, oiçam todas as músicas vezes sem conta, decorem quando é que o cantor respira, dancem pela rua. Dançar e cantar faz bem e desenvolve a criatividade (e a surdez). Só não se esqueçam de ouvir o resto do Mundo.


SM**

Produção escrita para a aula de Língua Portuguesa - Texto de opinião

2 comentários:

Sek disse...

Muito oportuno e bom este teu texto. Oportuno pelo óbvio e pelo que acabei de assistir: um grupo de miúdos à volta de uma mesa do café, com os auriculares dos telemóveis, uns dos outros, a ouvirem música. A mim só chegava o som da cacofonia.
O barulho da chuva perdia-se lá fora, o da água a correr pelas bermas confundido com os automóveis. Hoje não era dia dos pássaros cantarem, mas teriam a mesma sorte. A música da natureza, que inclui o silêncio, já não se distingue.

Raquel disse...

concordo contigo!!